quarta-feira, 23 de abril de 2014

China no caminho de se tornar a nação mais cristã do mundo em 15 anos.

O número de cristãos na China comunista está crescendo tão firmemente que em 2030 poderia ter mais fiéis do que a América

Diz-se ser a maior igreja da China e no domingo de Páscoa milhares de fiéis se reunirão para este asiático mega-templo para jurar fidelidade - não para o Partido Comunista, mas para a Cruz.

A igreja Liushi 5.000 de capacidade, que possui mais que o dobro de assentos como a Abadia de Westminster e um crucifixo 206 pés que pode ser visto a quilômetros de distância, abriu o ano passado com um teólogo declarando-o um "milagre que uma cidade tão pequena era capaz de construir uma grande igreja tal ".

O edifício £ 8.000.000 é também um dos símbolos mais visíveis da transformação vertiginosa da China comunista como ele evolui para uma das maiores congregações cristãs na Terra.

"É uma coisa maravilhosa para ser um seguidor de Jesus Cristo. Isso nos dá grande confiança", sorriu Jin Hongxin, um visitante de 40 anos de idade, que estava admirando a cruz dourada acima do altar Liushi na liderança até a Semana Santa.

"Se todo mundo na China acreditava em Jesus, então não teríamos mais necessidade de delegacias. Não haveria mais pessoas ruins e, portanto, não mais crime", acrescentou.

Oficialmente, a República Popular da China é um país ateu, mas isso está mudando rapidamente, como muitos de seus 1,3 bilhão de cidadãos procuram significado e conforto espiritual que nem comunismo nem capitalismo parecem ter fornecido.

Congregações cristãs, em particular, dispararam desde igrejas começaram a reabertura quando a morte de Mao, em 1976, marcou o fim da Revolução Cultural.

Menos de quatro décadas mais tarde, alguns acreditam que a China está agora prestes a se tornar não apenas um número economia do mundo, mas também a sua mais numerosa nação cristã.

"Pelos meus cálculos China está destinado a se tornar o maior país cristão do mundo muito em breve", disse Fenggang Yang, professor de sociologia da Universidade de Purdue e autor de Religião na China: Sobrevivência e Revival sob o regime comunista.

"Ele vai ser menos de uma geração. Muitas pessoas não estão preparadas para esta mudança dramática."

Comunidade protestante da China, que teve apenas um milhão de membros em 1949, já ultrapassou as dos países mais comumente associado com um boom evangélico. Em 2010, havia mais de 58 milhões de protestantes na China, em comparação com 40 milhões no Brasil e 36 milhões na África do Sul, de acordo com Fórum do Centro de Pesquisas Pew sobre Religião e Vida Pública.

Prof Yang, um dos maiores especialistas em religião na China, acredita que esse número vai aumentar para cerca de 160 milhões em 2025. Isso provavelmente colocaria China à frente até mesmo dos Estados Unidos, que tinha cerca de 159 milhões de protestantes em 2010, mas cujas congregações estão em declínio .

Em 2030, a população cristã total da China, incluindo católicos, seria superior a 247 milhões, colocando-o acima de México, Brasil e os Estados Unidos como a maior congregação cristã do mundo, previu.

"Mao pensou que poderia eliminar a religião. Ele pensou que tinha conseguido isso", disse o professor Yang. "É irônico - não fizeram Eles realmente falhou completamente.".

Como muitas igrejas chinesas, a igreja na cidade de Liushi, a 200 quilômetros ao sul de Xangai, na província de Zhejiang, teve uma história turbulenta.

Foi fundada em 1886, depois de William Edward Soothill, um missionário Yorkshire nascido e futuro professor da Universidade de Oxford, começou a evangelizar as comunidades locais.

Mas, no final dos anos 1950, já que a região estava envolto por campanhas anti-cristãs violentas de Mao, foi forçada a fechar.

Liushi permaneceu fechada durante toda a década da Revolução Cultural, que começou em 1966, como locais de culto foram destruídas em todo o país.

Desde que foi reaberto em 1978 a sua congregação tem ido de vento em popa, como parte de oficialmente sancionada igreja cristã da China - junto com milhares de outras pessoas que aceitaram a supervisão do Partido Comunista em troca da permissão para o culto.

Hoje tem 2.600 fiéis regulares e tem capacidade para até 70 batismos a cada ano, de acordo com Shi Xiaoli, o seu 27-year-old pregador.Reavivamento da paróquia chegaram a um crescendo no ano passado com a abertura de seu novo 1.500 pés mega-igreja, supostamente o maior na China continental.

"Nossa antiga igreja era pequena e difícil de encontrar", disse a Sra. Shi."Não havia espaço no antigo prédio para todos os seguidores, especialmente no Natal e na Páscoa. O novo é grande e atraente."

A igreja Liushi não está sozinho. Da província de Yunnan, no sudoeste da China para adoidado de Liaoning, no nordeste seu industrial, congregações estão crescendo e mais chineses são pensados ​​para participar de cultos de domingo de cada semana do que os cristãos em todo o território da Europa.

Um estudo recente descobriu que pesquisas on-line para as palavras "Congregação Cristã" e "Jesus" em maior número os de "O Partido Comunista" e "Xi Jinping", o presidente da China.

Entre os protestantes da China são também muitos milhões que adoram a ilegais underground "igrejas domésticas", que possuem serviços sem supervisão - muitas vezes nas casas das pessoas - em uma tentativa de fugir dos olhos curiosos do Partido Comunista.

Tais igrejas são na sua maioria por trás do movimento missionário embrionário da China - uma inversão de papéis depois que o país foi durante séculos o destino de missionários estrangeiros. Agora ela está começando a enviar os seus próprios missionários no exterior, notadamente na Coréia do Norte, em busca de almas.

"Queremos ajudar e é mais fácil para nós do que para a British, missionários sul-coreanos ou americanos", disse um líder da igreja subterrânea no norte da China, que pediu para não ser identificado.

A nova expansão do Cristianismo tem o Partido Comunista coçando sua cabeça.

"A criança, de repente cresceu e os pais não sabem como lidar com o adulto", o pregador, que é de movimento ilegal casa-igreja da China, disse.

Algumas autoridades afirmam que os grupos religiosos podem prestar serviços sociais o governo não pode, ao mesmo tempo, ajudando a reverter uma crescente crise moral em uma terra onde o dinheiro, não o comunismo, tornou-se rei.

Eles parecem concordar com David Cameron, o primeiro-ministro britânico, que disse na semana passada que o cristianismo pode ajudar a impulsionar o Estado "espiritual, físico e moral" da Grã-Bretanha .

Ms Shi, pregador de Liushi, que tem o cuidado de descrever sua igreja como "patriótica", disse: "Temos duas motivações:. Uma é a nossa missão evangélica ea outra é servir a sociedade cristianismo também pode desempenhar um papel na manutenção da paz e da estabilidade na sociedade. Sem Deus, as pessoas podem fazer o que quiserem. "

Ainda outros dentro liderança preocupação da China sobre como a paisagem religiosa pode moldar o seu futuro político, e seu possível impacto sobre a aderência do Partido Comunista no poder, apesar da cláusula em 1982 a Constituição do país que garante aos cidadãos o direito de participar de "atividades religiosas normais" .

Como resultado, uma vigilância apertada ainda é mantido em fiéis e pregadores são rotineiramente monitorados para garantir que seus sermões não divergem do que o Partido considera aceitável.

Na igreja Liushi uma câmera de circuito fechado de televisão pende do teto, bem em frente ao púlpito.

"Eles querem que o pastor para pregar em uma maneira comunista. Eles querem treinar as pessoas para a prática de uma forma comunista", disse o pregador casa-igreja, que disse igrejas estatais, muitas vezes evitado seções potencialmente subversivas da Bíblia. O livro do Velho Testamento em que o Daniel exilado se recusa a obedecer às ordens para adorar o Rei, em vez de seu próprio deus é visto como "muito perigoso", o pregador acrescentou.

Esses medos podem não ser totalmente injustificada. Poder crescente dos cristãos foi no show no início deste mês, quando milhares se reuniram para defender uma igreja em Wenzhou, uma cidade conhecida como a "Jerusalém do Oriente", após ameaças do governo para demoli-la. Confrontado com show muito público da congregação de resistência, as autoridades parecem ter se afastou de seus planos, a negociação de um acordo com os líderes da igreja .

"Eles não confiam na igreja, mas eles têm que tolerar ou aceitar isso, porque o crescimento está lá", disse o líder da igreja. "O número de cristãos está crescendo - eles não podem lutar contra isso Eles não querem que os 70 milhões de cristãos a ser seu inimigo.".

O líder da igreja subterrânea líder disse que muitos funcionários do governo visto a religião como "uma doença" que precisava de cura, e Prof Yang concordaram que havia uma ameaça potencial.

O Partido Comunista foi "ainda não tem certeza se o cristianismo se tornaria uma força política de oposição" e temia que poderia ser usado por "forças ocidentais para derrubar o sistema político comunista", disse ele.

Igrejas eram susceptíveis de enfrentar uma vez mais "intensa" luta de mais de uma década que vem como o Partido Comunista tentou sufocar a ascensão do cristianismo, previu.

"Há pessoas no governo que estão tentando controlar a igreja. Eu acho que eles estão a fazer a última tentativa de fazer isso."

Fonte - The Telegraph (Tradução: Google)

Nota DDP: E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (Mateus 24:14)
Related Posts with Thumbnails