domingo, 30 de março de 2014

Ainda sobre o encontro da América com o Vaticano

Quinta-feira, 27: Obama no Vaticano com o Papa

O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, “não vê a hora” de se encontrar com o Papa Francisco, a quem “agradecerá por seus apelos à paz e ao respeito dos direitos humanos”, e com o qual “está impaciente em analisar os imponentes desafios globais, como a escassez de mobilidade e de oportunidades econômicas”.
...
A voz do Papa é fundamental para as áreas do mundo onde há conflito, perseguição religiosa e pobreza”, frisa a porta-voz [Conselho de Segurança Nacional da Casa Branca, Caitlin Hayden], evidenciando que Francisco capturou a atenção do mundo com o seu ministério pessoal junto aos pobres e marginalizados, com sua ênfase na dignidade e igualdade de valores de todas as pessoas e seu convite aos líderes de governos e sociedades a empreender ações que dêem novas esperanças e oportunidades às pessoas que precisam.

Fonte - Rádio Vaticano

Presidente Barack Obama destaca sabedoria do papa Francisco

"Vim a Roma para escutar o Papa: seu pensamento é precioso para entender como vencer a pobreza", declarou o presidente americano, Barack Obama, em uma entrevista ao "Corriere della Sera", cujos trechos foram divulgados nesta quarta-feira à noite, pouco antes de sua chegada à Itália.

"O Papa nos desafia. Ele nos implora para lembrar das pessoas, das famílias, dos pobres", completa Obama, destacando que o sumo pontífice "nos convida a parar para refletir sobre a dignidade do homem".

O presidente americano disse ainda que quer ouvir o que o Papa propõe "para limitar as desigualdades na distribuição de renda".
...
"Ao nos colocar contra a parede em relação à justiça social, ele nos mostra o risco que existe de se acostumar com as desigualdades extremas a ponto de considerá-las normais", acrescentou Obama nessa entrevista feita quando ele estava em Bruxelas.

Fonte - Correio Braziliense

Papa Francisco recebe Obama pela 1ª vez no Vaticano
...
Obama se intitulou como um "grande admirador" do pontífice e afirmou, ao cumprimentá-lo: "É maravilhoso conhecê-lo. Muito obrigado". O papa limitou-se a agradecer o elogio.
...
"Dada a sua grande autoridade moral, quando o papa fala ele carrega um enorme peso", disse Obama em entrevista ao jornal italiano Corriere della Sera. "Ele pode levar as pessoas ao redor do mundo a parar e talvez repensar atitudes velhas e começar um ao outro com mais decência e compaixão".
...
Obama aparentava estar emocionado ao ser recebido pelo pontífice.
...
Obama antecipou em entrevista ao Corriere que estava ansioso por escutar o papa, principalmente no que se refere à luta pela justiça social e erradicação da pobreza.
...
Fonte - Veja

Nota DDP: Poder-se-ia afirmar que o limite do interesse trazido pelo líder americano ao pontífice estaria situado no tema de erradicação da pobreza. Mas não parece razoável que alguém portando tanta admiração, disposição em escutar e reconhecimento das possibilidades mundiais do papa pudesse estabelecer um parâmetro tão básico de interação dos poderes em foco, ainda mais quando a profecia prevê que ocorrerá algo inteiramente contrário...

De ser observado ainda o presente oferecido por Francisco ao presidente Obama, uma cópia de sua primeira exortação apostólica, Evangelii Gaudium (A alegria do Evangelho), do qual destacamos:

"Lá foi recordado que a nova evangelização interpela a todos, realizando-se fundamentalmente em três âmbitos. Em primeiro lugar, mencionamos o âmbito da pastoral ordinária, «animada pelo fogo do Espírito a fim de atear os corações dos fiéis que frequentam regularmente a comunidade, reunindo-se no dia do Senhor, para se alimentarem da sua Palavra e do Pão de vida eterna». Devem ser incluídos também neste âmbito os fiéis que conservam uma fé católica intensa e sincera, exprimindo-a de diversos modos, embora não participem frequentemente no culto. Esta pastoral está orientada para o crescimento dos crentes, a fim de corresponderem cada vez melhor e com toda a sua vida ao amor de Deus."

Sobre tal documento, Obama disse que “provavelmente” lerá no Salão Oval, quando se sentirá frustrado, encontrando no texto força e calma. Aguardemos.
Related Posts with Thumbnails