terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Conselho Mundial de Igrejas aprecia Exortação Apostólica de Papa Francisco

“A Exortação Apostólica entregue recentemente pelo Papa Francisco acerca da proclamação do Evangelho no mundo de hoje provocou interesse e apreciação por parte do Conselho Mundial de Igrejas (CMI), como um documento desafiador e convidativo.

“A Exortação Apostólica é mais do que simplesmente transmitir a mensagem do Sínodo sobre a evangelização, mas aborda a necessidade de renovação da igreja em todos os níveis, a partir da perspectiva do chamado para ser uma igreja missionária”, disse o secretário geral do CMI, Rev. Dr. Olav Fykse Tveit .

“O tom do documento é aberto e ao mesmo tempo desafiador e convidativo”, acrescentou. “É realmente inspirador ler como agora tentamos implementar o mandato da nossa recente assembléia em Busan, República da Coreia. Ele fornece uma inspiradora interação entre reflexões eclesiológicas, perspectivas missionárias e preocupações sobre a construção econômica, de justiça ecológica e da paz como dimensões missionárias significativas da igreja.”

“Na recente 10ª Assembleia do CMI, em Busan, nós também destacamos a necessidade de renovação da igreja, tanto por meio de uma nova declaração de missão, que fala da missão partindo das margens da sociedade, e do movimento da igreja e movimento ecumênico direcionado à justiça e paz”, disse Tveit .

Tveit acrescentou que ele vê paralelos entre a “peregrinação de justiça e de paz ” e a comunhão de 345 igrejas-membros do CMI que estarão embarcando nela, principalmente agora após a assembleia de Novembro e as reflexões do Papa Francisco.

Em janeiro, a equipe do CMI vai continuar a sua reflexão e estudo da Exortação Apostólica através de um dia especial de discussões em equipe dedicadas ao documento. O CMI e o Vaticano têm continuamente trabalhado em estreita colaboração um com o outro durante as últimas décadas, através do Conselho Pontifício para a Unidade dos Cristãos.” (Fonte: World Council of Churches, traduzido em Projeto Eventos Finais)

Related Posts with Thumbnails