quarta-feira, 13 de março de 2013

Papa Francisco, novo líder da igreja romana

Contrariando todas as expectativas e prognósticos avançados por especialistas no Vaticano, a escolha da Igreja Católica Romana para 266º Papa recaiu no Cardeal Jorge Mario Bergoglio.

Não sendo ele dos nomes mais fortemente apontados ao lugar nas últimas semanas, naturalmente que as primeiras reações têm mais o objetivo de dar a conhecer ao mundo quem é, de facto, este homem que chega ao mais alto cargo da hierarquia romana.

As primeiras análises, ainda de forma geral, indicam que Bergoglio agrada aos mais conservadores por ser visto como opositor das correntes mais liberais entre os jesuítas, e é avaliado satisfatoriamente pelos mais moderados por representar bem o compromisso da Igreja com um mundo em constante mudança.

Na sua apresentação como novo Papa, Francisco não seguiu a tradição de saudar a multidão em primeiro lugar, preferindo que as suas primeiras palavras fossem um pedido de oração por ele mesmo.

Foram poucas, contudo, as suas palavras. Por isso, foi mais fácil estar um pouco atento aos detalhes. Um dos que reparei foi o uso da expressão "nova evangelização" (já usada por antecessores seus). Os especialistas dirão que isso será uma resposta aos desafios atuais da Igreja, face aos problemas que tem atravessado e às dificuldades em passar a mensagem ao mundo moderno. Explicarei mais à frente porque acho que não é a isso que se refere e porque este conceito pode ser muito relevante.

Mas, logo à partida, parece merecedor de destaque que o novo Papa é pioneiro em alguns aspetos interessantes: ele é o primeiro a usar o nome de Francisco; o primeiro com origem latino-americana; o primeiro não-europeu da era moderna; e, o primeiro de formação jesuíta a ocupar a cadeira dita de S. Pedro.

Vamos a uma breve análise desses primeiros dados disponíveis.

O nome: Francisco, nunca antes usado por outro Papa. Logo depois desse anúncio, o analista da CNN John Allen classificou a escolha do nome como “surpreendente”.

Contudo, a análise mais interessante que Allen faz é ao que simboliza o nome Francisco: “pobreza, humildade, simplicidade e reconstrução da Igreja Católica”. Concordantemente com esta última expressão, o ex-Papa Bento XVI recuperou há tempos o relato de um episódio passado com S. Francisco de Assis, onde este estava perante um crucifixo a orar quando ouviu uma voz vinda desse objeto que dizia: “Francisco, vai e repara a minha Igreja que está em ruínas”…

Não evito relembrar que isto vai totalmente de encontro à profecia bíblica de Apocalipse 13:3, que aponta para um golpe desferido sobre o papado, mas cuja ferida seria curada – dito de outra maneira: “reparada”…

Francisco é argentino, sendo que, acho um dado curioso, o seu pai é de origem italiana. A América Latina, onde ele tem sido mais influente, tem hoje quase metade de todos os católicos no mundo, o que não deixa de representar um reconhecimento disso mesmo.

Contudo, algo mais salta à vista, até para aqueles que previam (ou desejavam) um Papa americano: Francisco é católico romano (obviamente!), latino-americano e tem o espanhol como língua mãe – justamente o perfil do segmento da população americana em maior crescimento e influência na nação.

Ora, isto pode torná-lo um interlocutor privilegiado com o governo americano. Uma indicação nesse sentido é a declaração já emitida pela Casa Branca, onde o presidente dos EUA, Barack Obama, diz: “Como o primeiro Papa originário das Américas, a sua escolha também demonstra a força e a vitalidade de uma região que está a moldar de modo crescente o nosso mundo. E, juntamente com milhões de hispano-americanos, nós, nos Estados Unidos, partilhamos a alergia deste dia histórico”.

Também deste país, mas representando as nações mundiais, Ban Ki-moon, Secretário-geral da ONU declarou: “Também partilhamos a convicção que somente podemos resolver os interligados problemas deste mundo através de diálogo” – exatamente o que Roma pretende, embora, claro, sob as suas condições, que mais são prerrogativas.

A Europa, e a sua influência, parece um pouco deslocada de tudo isto? Sim, parece. Apesar das várias tentativas, o velho continente acusa o grave declínio das suas instituições e nem sequer já na Igreja Romana consegue manter-se a um nível de destaque – veja-se que dos principais candidatos a Papa, a grande maioria não era europeu…

Na minha perspetiva, o raciocínio exposto nos últimos parágrafos parece querer indicar que a Europa perde preponderância, o que pode capitalizar cada vez mais uma liderança mundial bicéfala: EUA e Vaticano.

Finalmente, a cereja no topo do bolo deste primeiro dia de pontificado romano de Francisco: ele é o primeiro jesuíta a tronar-se Papa.

Os mais atentos dirão que a frase anterior precisa ser reformulada: desde sempre, pelo menos desde que foi estabelecida a Companhia de Jesus, que um Papa jesuíta existe nas sombras, com mais poder do que imaginamos. Talvez seja assim – se for, o que sucede é que temos agora dois Papas jesuítas, o que também será a primeira vez.

Não posso deixar de partilhar a descrição que Ellen White, faz em ”O Grande Conflito” (p. 234) do que é esta organização, os Jesuítas, da qual Jorge Mario Bergoglio bebeu muito, talvez a esmagadora maioria, da sua filosofia:

“Nesse tempo fora criada a ordem dos jesuítas - o mais cruel, sem escrúpulos e poderoso de todos os defensores do papado. Separados de laços terrestres e interesses humanos, insensíveis às exigências das afeições naturais, tendo inteiramente silenciadas a razão e a consciência, não conheciam regras nem restrições, além das da própria ordem, e nenhum dever, a não ser o de estender o seu poderio. O evangelho de Cristo havia habilitado seus adeptos a enfrentar o perigo e suportar sem desfalecer o sofrimento, pelo frio, fome, labutas e pobreza, a fim de desfraldar a bandeira da verdade, em face do instrumento de tortura, do calabouço e da fogueira. Para combater estas forças, o jesuitismo inspirou seus seguidores com um fanatismo que os habilitava a suportar semelhantes perigos, e opor ao poder da verdade todas as armas do engano. Não havia para eles crime grande demais para cometer, nenhum engano demasiado vil para praticar, disfarce algum por demais difícil para assumir. Votados à pobreza e humildade perpétuas, era seu estudado objetivo conseguir riqueza e poder para se dedicarem à subversão do protestantismo e restabelecimento da supremacia papal.”

Ou seja, o conceito “franciscano” manifestado em votos de pobreza e humildade e na ordem de “reparar” a Igreja Romana que se encontra em queda, encontra um complemento perfeito no supremo objetivo jesuíta de destruir o protestantismo e restabelecer o poderio papal. Deve ser esta a tal “nova evangelização” de que se fala, que não é propriamente nova, apenas e só o recuperar de vontades, estratégias e práticas antigas.

No fundo, nada mais lógico, restando apenas acrescentar que de acordo com o anunciado na profecia, em breve “todo o mundo se maravilhará” (Apocalipse 13:3) perante o papado. Todo o mundo, exceto aqueles que estão inscritos no livro da vida do Cordeiro (v. 8), os tais que mesmo perante feroz oposição “guardam os mandamentos de Deus e têm o testemunho de Jesus” (12:17).

Deixe-lhe dizer-lhe isto por outras palavras: muito em breve, o único obstáculo a essa reparação da Igreja Romana abalada, será o pequeno grupo de Adventistas do Sétimo Dia que insiste em ser fiel ao Senhor e aos Seus mandamentos, incluindo e principalmente o quarto.

Sugestivamente, e à boa maneira jesuíta, o Papa aproveitou a sua primeira aparição para um curto momento de oração contemplativa, bem notada pelo silêncio dos milhares que assistiam na Praça de S. Pedro.

Como disse há algum tempo, o que mais importa não é o homem que ocupa o lugar, mas sim a sua linha de orientação, as suas posições, políticas e decisões. Os próximos dias ou meses encarregar-se-ão de confirmar tudo isso.

“Portanto, cingindo os lombos do vosso entendimento, sede sóbrios e esperai inteiramente na graça que se vos ofereceu na revelação de Jesus Cristo. (…) Porque toda a carne é como a erva, e toda a glória do homem como a flor da erva. Secou-se a erva, e caiu a sua flor. Mas a Palavra do Senhor permanece para sempre; e esta é a palavra que entre vós foi evangelizada.” (I Pedro 1:13, 24, 25)

Related Posts with Thumbnails