segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Patriarcado de Moscou defende união entre cristãos ortodoxos e muçulmanos para combater extremismo

O presidente do departamento de Relações Exteriores do Patriarcado de Moscou, metropolita Hilarion, defendeu uma aliança entre cristãos ortodoxos e muçulmanos para combater o extremismo islâmico na Rússia e no Oriente Médio. O apelo foi lançado durante o programa “Igreja e Mundo”, na TV Rossiya 24, do qual participou também o mufti Farid Salman.

O metropolita Hilarion definiu o wahabismo como uma “ameaça muito séria”, advertindo que está em curso uma guerra não declarada contra o Islã tradicional no Cáucaso setentrional russo e contra o cristianismo no Oriente Médio. A razão é a “intolerância religiosa”. O representante da Igreja ortodoxa-russa denunciou os extremistas islâmicos como “gente guiada pelo diabo e não pela fé”.

Durante a entrevista, Hilarion recordou a série de atentados contra expoentes muçulmanos ocorridos recentemente no Cáucaso e no Sul da Rússia, afirmando que estes atos são cometidos com o objetivo de “dividir a nossa sociedade e destruir a paz religiosa construída ao longo dos séculos”.

Por sua vez, o mufti Salman, teólogo muito conhecido na Rússia, incentivou a criação de uma “união estratégica entre fé ortodoxa e islã tradicional”, destacando que também são necessários esforços comuns por parte do Estado e das instituições religiosas tradicionais para combater o wahabismo que professa falsos ensinamentos e é somente uma seita totalitária”. (JE)

Fonte: http://pt.radiovaticana.va/bra/articolo.asp?c=646598

Comentário Cristo Voltará: É a grande motivação, a busca da paz, via união das religiões e suas igrejas. Esse movimento está atraindo a atenção e o interesse principalmente dos políticos e dos grandes empresários, que perdem muito em tempos de agitação social.
Related Posts with Thumbnails