terça-feira, 16 de março de 2010

Liberdade religiosa com base em lei?

GENEBRA, 15 Mar. 10 / 02:51 am (ACI) - O Observador Permanente da Santa Sé ante a ONU, Dom Silvano Tomasi, pediu na 13º sessão do conselho de direitos humanos desta entidade, respeite-se e promova a igualdade religiosa, assim como um alto à injustiça nos países onde as minorias são maltratadas por sua fé.

O pronunciamento foi feito na ONU em Genebra em 12 de março. O Prelado começou fazendo referência a ao diálogo inter-religioso entre católicos e muçulmanos com a participação do Pontifício Conselho para estes assuntos, realizado três semanas atrás no Egito, onde foi pedido evitar "a manipulação da religião por razões políticas ou outros fins já que suporta a violência" e também se recomendou "evitar a discriminação sobre tudo com bases na identidade religiosa".

Dom Tomasi mencionou logo, referindo-se à falta de liberdade religiosa que quase 70 por cento da população total vive em alguns países; em muitos casos onde seus direitos são violados e sua liberdade de culto é afetada.

Nestes lugares as vítimas não denunciam os maus tratos recebidos por medo a maiores represálias, pois em muitos casos a intolerância religiosa também provém das autoridades políticas.

Ante isto, o Núncio exorta a "respeitar e promover o direito à liberdade religiosa em todos seus aspectos, mediante a legislação nacional, sancionando efetivamente aqueles que violem a lei", já que "o estado tem a responsabilidade de proteger os principais direitos humanos das pessoas em seus territórios".

Dom Tomasi culminou dizendo que o bem-estar futuro depende da efetiva implementação dos direitos humanos reconhecendo e respeitando a dignidade de cada pessoa, sem diferenciá-las étnica ou religiosamente; também depende do rechaço de toda discriminação quanto à raça, cor, sexo ou religião.

Fonte - ACI Digital

Nota DDP: Seria razoável se pensar que qualquer vertente ideológica que se oponha entre dois ramos religiosos pode passar a ser considerada como violação da liberdade religiosa de quem se sentir ofendido?


Related Posts with Thumbnails